Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Problemas enfrentados na conquista dos ambientes terrestres pelos vertebrados

1) Sustentação: - O peso de um animal aquático é parcialmente suportado pela água, assim na terra o animal é mais pesado.
- Os membros precisam ser fortes para poder sustentar o peso do animal.
- Todo o esqueleto precisou ser mais sólido.

2) Dessecação: - No ambiente terrestre a perda de água é um sério problema.
- Os anfíbios são o primeiro grupo com glândulas lacrimais e pálpebras.
- Alguns anfíbios apresentam glândulas na pele que secretam substâncias (muco) que reduzem a perda de água por evaporação. Outros vertebrados provavelmente evoluíram no sentido de queratinizar suas escamas com o mesmo propósito (ex. serpentes, lagartos, crocodilianos, etc.).

3) Órgãos sensoriais: - O mundo sensorial de um animal aquático é diferente de um animal terrestre. O som, a luz, o odor, etc, são percebidos de forma diferente na água e na terra. Os vertebrados tiveram que se adaptar a este novo mundo sensorial.

4) Respiração: Embora a respiração pulmonar supostamente já fosse uma característica dos sarcopterígeos, a respiração no ambiente terrestre enfrentou modificações no sentido de manter os animais mais independentes da água. Nos anfíbios atuais a respiração pulmonar foi auxiliada com respiração branquial (nas larvas) e cutânea. Em outros vertebrados os pulmões se especializaram para poder garantir maior eficiência nas trocas gasosas.

5) Alimentação: Para tornar eficiente a alimentação no meio terrestre algumas modificações foram importantes, como as especializações nos órgãos sensoriais (já mencionadas) para a percepção da presa; o aumento de glândulas salivares para umedecer o alimento agora seco; o alongamento do crânio proporcionando o aumento da cavidade bucal e o surgimento de um “pescoço”, através do desligamento da cintura peitoral da base do crânio, facilitaram a captura do alimento.

Um comentário:

  1. brigadão cara isso me ajudou muito numa pesquisa que eu fiz agora pouco aqui o site é ótimo e boa noite

    ResponderExcluir