Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Filo Nematoda (nematóides)

Cerca de 12.000 sp descritas. Podem ser encontrados no mar ou água doce, das regiões polares aos trópicos, de picos de montanha ao fundo mar. Podem ser de vida livre ou parasitas. Praticamente todas as espécies de vertebrados podem ser parasitadas por nematóides. Podem causar sérios problemas de saúde nos humanos e animais domésticos, além de perdas econômicas em plantações ou criações.
Os nematóides são vermes de corpo cilíndrico, trata-se de animais triblásticos, de simetria bilateral, pseudocelomados e não segmentados. Tem o corpo revestido por uma culícula espessa e contínua e apresentam sistema digestivo completo; sua digestão é exclusivamente extracelular. A existência de uma cavidade do corpo, o pseudoceloma, representa uma vantagem das pseudocelomados em relação aos platelmintos. Essa cavidade aumenta o espaço interno, permitindo maior desenvolvimento dos órgãos.

Forma do corpo
Corpo cilíndrico
Cutícula flexível não-viva
Ausência de cílios ou flagelos
Maioria menor que 5 cm

Parede corporal
Superfície externa do corpo espessa, com presença de cutícula, secretada por uma hipoderme sincicial
Músculos da parede do corpo disposto longitudinalmente (sem músculos circulares)
Pseudocele preenchida por fluído, que funciona como esqueleto hidrostático

Sistema nervoso
Presença de um anel de tecido nervoso e gânglios ao redor da faringe
Dos gânglios partem dois cordões nervosos (dorsal e ventral)
Presença de papílas sensitivas ao redor da cabeça
Presença de anfídeos e fasmídeos

Sistema digestivo e excretor
Sistema digestivo composto por boca, faringe muscular, intestino não muscular, reto curto e ânus. Intestino da espessura de uma camada celular. Sistema excretor composto por células glandulares que se abrem num poro excretor.

Sistema reprodutivo
1. Maioria é dióica.
2. Machos normalmente menores que as fêmeas
3. Presença um par de espículas copulatórias no machos
4. Fertilização interna
5. Dos ovos eclodem vermes juvenis, que podem ser de vida livre ou parasitas.
Apesar de grande diversidade de espécies de nematóides, pode-se dizer que todos são estruturalmente semelhantes. Por isso, as características observadas no estudo do Ascaris lumbricoides darão uma boa idéia de todo o grupo.
O Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido como lombriga, é um verme parasita. Habita o intestino de porcos e homens, onde se nutre de alimentos já digeridos.
Dá-se o nome de ascaridíase a doença causada pela Ascaris lumbricoides. As fêmeas da Ascaris eliminam grande quantidade de ovos, que chegam ao meio exterior com as fezes do hospedeiro, contaminando a água e os alimentos. A ascaridiáse é adquirida pela ingestão desses ovos. Esses ovos chegam até os pulmões, as larvas rompem os alvéolos e chegam à faringe, onde são deglutidas. Ao chegar ao intestino delgado, transforma-se em vermes adultos.
Raramente as larvas migratórias causam problemas no fígado e nos pulmões. No intestino delgado, os vermes adultos expoliam o organismo, nutrindo-se de alimentos já digeridos. O doente apresenta sintomas variados, como fome, dores vagas no abdômen, digestão difícil, diarréia ou prisão de ventre, náuseas e, as vezes, vômitos. Um número excessivo de vermes apresenta o perigo de obstrução intestinal.

Um comentário: