Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A origem dos vertebrados

A simetria de um ancestral hipotético dos vertebrados certamente seria bilateral, com extremidades definidas em cabeça e cauda. A organização interna básica seria a de um tubo dentro de outro tubo com os órgãos principais acomodados dentro da cavidade celomática. Várias hipóteses têm sido propostas, tentando relacionar diferentes grupos atuais a uma origem comum com os vertebrados. Vários evolucionistas antigos e alguns atuais acreditam que os vertebrados originaram-se de moluscos ou artrópodes. Estas hipóteses não são bem aceitas atualmente.
Provavelmente os vertebrados originaram-se em ambientes marinhos e talvez algum animal similar a um tunicado (Urochordata) tenha originado os vertebrados através de pedomorfose (o animal teria deixado de se fixar no substrato pela supressão da metamorfose completa, de forma similar ao que se observa hoje nos Larvacea). A fase séssil dependia de ambientes especiais do mar, que são escassos, o que teria levado a uma pressão seletiva para a sua supressão.
Outra hipótese seria a de um ancestral comum com os anfioxos (Cephalochordata) atuais.
Uma característica sugestiva do parentesco entre Vertebrata e Cephalochordata é o fato das larvas de lampréias, vertebrados pertencentes ao grupo considerado primitivo dos Agnatha, serem filtradoras, muito parecidas ao anfioxo (no entanto, o movimento da água para a filtração se dá por batimentos ciliares no anfioxo e por bombeamento muscular na larva da lampréia). Além disso, a locomoção do anfioxo é muito parecida à dos peixes, ocorrendo através de contrações de blocos de fibras musculares estriadas (miótomos), dispostas serialmente ao longo do corpo. Um aspecto distinto entre o anfioxo e os vertebrados é o sistema excretor. No anfioxo, alguns autores consideraram este sistema como similar ao sistema excretor de anelídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário