Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A Origem dos Tetrápodes:

A origem dos primeiros tetrápodes é ainda hoje assunto de muita polêmica e de debates efusivos. O fóssil mais antigo conhecido (Ichthyostega) data do Devoniano Médio e Superior (± 350 milhões de anos atrás), encontrado na Groenlândia e Austrália. Embora haja um consenso que a origem dos vertebrados tetrápodes tenha ocorrido a partir dos peixes Sarcopterygii, não há acordo sobre qual o grupo sarcopterígeo seria o “grupo-irmão” dos tetrápodes. Há autores que defendem a origem dos Tetrápodes a partir de um ancestral comum com os peixes pulmonados (Dipnoi). Outros acreditam que os tetrápodes tenham se originado a partir de algum ancestral com os peixes Osteolepiformes (Rhipidistia). Esta última hipótese tem ganhado força em trabalhos mais recentes (para discussão ver Pough et. al.1993. pg. 315-321).
Evidências de relacionamento entre os peixes Osteolepiformes e os primeiros vertebrados terrestres:
1) Osteológicas: a forma do crânio e dos ossos dos membros dos Osteolepiformes e dos tetrápodes são muito semelhantes.
2) Estrutura dos dentes: tanto os Osteolepiformes quanto os primeiros tetrápodes apresentavam dentes fortes e agudos que, em corte transversal, mostravam-se com invaginações complexas da parede da polpa (padrão labiríntico).
3) Provável presença de pulmões: a presença de pulmões (ou derivados destes) ocorre em todos os grupos relacionados como os Dipnoi; Actinistia e Amphibia.
4) Semelhança dos peixes Osteolepiformes com Ichthyostega ( alguns autores não consideram este animal dentro do táxon TETRAPODA).

Pré-adaptações dos Osteolepiformes à ocupação do ambiente terrestre:
- Nadadeiras carnosas com músculos fortes e sustentadas por esqueleto ósseo. Imagina-se que estas nadadeiras serviam como membros locomotores que permitiria ao animal vagar no fundo de lagos ou estuários de água estagnada, ou mesmo para deslocarem-se de um lago seco em busca de outro ainda com água.
- A provável existência de pulmões permitiria a estes animais ocuparem os ambientes alagados e quentes (áreas brejosas) com baixo nível de oxigênio, ou mesmo deslocarem-se de uma lagoa para outra durante uma estiagem.

Vantagens da vida na Terra
Embora os Peixes Osteolepiformes apresentassem características pré-adaptativas para a ocupação do ambiente terrestre, estas pré-adapatações não explicam porque um animal de características aquáticas teria dado este passo. O que teria levado a evolução deste grupo no sentido de sair de um meio ao qual já estava adaptado, para invadir um meio totalmente diferente?
Acredita-se que no Devoniano os ambientes aquáticos estavam repletos de diferentes espécies de peixes, de todos os níveis tróficos conhecidos. Assim a competição e predação teriam exercido forte pressão sobre os Osteolepiformes conduzindo-os a um ambiente repleto de novos recursos a serem explorados, praticamente sem competição e sem predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário