Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A poluição do mar

Os oceanos ocupam 2/3 da superfície da terra, contendo cerca de 1420 x 1015 m3 de água. É uma enorme quantidade de água, capaz de absorver todos os resíduos que lhe são lançados. Mas a poluição pode ocorrer toda vez que as substâncias tóxicas ficam acumuladas em áreas limitadas e não se dissolvem completamente na água, ou ainda ficam acumuladas nos organismos vivos. É o caso de baixas concentrações de dimetil-mercúrio e inseticidas organoclorados, que têm efeitos nocivos sobre o fitoplâncton (plâncton vegetal). Isso pode reduzir a população de peixes. Algumas algas têm a capacidade de concentrar elementos como o iodo. Outro fato preocupante é o acúmulo de resíduos radioativos.
Além disso, há poluição do mar pelo mercúrio, em decorrência da atividade humana. Como já sabemos, este é um metal de efeito acumulativo e muito tóxico.
Poluição por petróleo
O derramamento de petróleo no mar é conseqüência do naufrágio ou avarias de petroleiros, derrames deliberados da borra de petróleo ou lavagem dos tanques dos navios.
Em termos puramente físicos, perto de 1/3 do óleo derramado é evaporado rapidamente. Sobra na superfície da água um líquido viscoso contendo fenóis e outras substancias tóxicas. Esse liquido acaba sufocando o fitplâncton e o zooplâncton.
O efeito da poluição por petróleo em pássaros é drástico. As penas ficam encharcadas de óleo, impedindo o vôo. Quando o pássaro procura limpar suas penas acaba ingerindo grandes quantidades de petróleo, o que o leva à morte por envenenamento. O isolamento térmico produzido pelas penas deixa de existir e os pássaros contraem pneumonia ou morrem de frio.
As rochas onde se fixam algas e moluscos e se movimentam os crustáceos, quando cobertas por petróleo, impossibilitam a permanência e a vida desses seres vivos.
Quando o petróleo atinge as praias, o turismo fica altamente prejudicado, ocasionando danos à economia local.
Hoje sabemos que bactérias podem promover a degradação do petróleo. Rochas e praias que foram cobertas pelo óleo se recuperaram rapidamente e a flora e a fauna foram restabelecidas graças à ação dessas bactérias decompositoras.
Têm-se utilizado vários tipos de detergentes para dispersar e emulsionar o óleo. Esses detergentes são eficazes nessa tarefa, mas se mostram muito mais tóxicos para os organismos vivos do que o próprio petróleo
Esgotos e outros resíduos tóxicos
Através dos longos emissários de descargas, esgotos não-tratados são lançados ao mar. Essa matéria orgânica será degradada e os nutrientes serão reciclados, não havendo portanto, objeções a essa prática.
O grande problema é quando esses emissários lançam os resíduos próximo às praias, gerando riscos e danos à saúde pública.
Na avaliação do grau de poluição das nossas praias, utiliza-se a determinação do número de coliformes fecais/volume de água do mar. Como se sabe, a bactéria Escherichia coli está presente nas fezes humanas em grandes quantidades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário