Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Os poluentes do solo

Em relação à poluição do solo, analisaremos: o uso de adubos sintéticos e praguicidas e o problema do lixo.
O uso excessivo de adubos sintéticos
A fim de atender à crescente demanda de alimentos, acarretada pelo crescimento populacional, a produção e o uso de adubos sintéticos vêm sendo intensificados progressivamente. Para a produção desses adubos a indústria de fertilizantes retira elevadas quantidades de nitrogênio do ar e fosfatos das rochas.
O emprego excessivo de fertilizantes gera um desequilíbrio ecológico. Os agentes decompositores não conseguem reciclá-los na mesma proporção em que são adicionados ao solo. Esse fato gera um excesso de nutrientes no solo, provocando eutrofização, bem como alterações caracterizadas pelo decréscimo de materiais orgânicos e retenção de água.
O uso de praguicidas
Praguicidas ou defensivos agrícolas são substâncias venenosas utilizadas no combate às pragas, organismos considerados nocivos aos seres vivos.
Os principais praguicidas são:
- herbicidas, usados para matar ervas daninhas;
- fungicidas, utilizados no combate de fungos parasitas;
- inseticidas, usados contra insetos; e
- nematócitos, que controlam nematódios parasitas.
Acontece que os defensivos empregados no controle de pragas são muito pouco específicos, destruindo indiferentemente espécies nocivas e úteis. Existem praguicidas extremamente tóxicos, mas instáveis. Eles podem causar danos imediatos, mas não causam poluição a longo prazo. Existem praguicidas menos tóxicos, porém mais estáveis, ou seja, persistentes em ecossistemas, provocando efeitos por muitos anos.
Os praguicidas podem ser transportados a longas distancias, causando danos bem longe das regiões em que foram aplicados. Outro problema reside no acúmulo ao longo das cadeias alimentares. Assim, por exemplo, as minhocas, alimentando-se de grandes quantidades de folhas mortas e ingerindo partículas do solo, acumulam no seu organismo elevadas concentrações de inseticidas clorados; as aves que se alimentam de minhocas, como as galinhas, passam a ingerir grande parte do veneno.
Outro efeito nocivo é que os praguicidas reduzem a biodiversidade das biocenoses.
O controle biológico
O chamado controle biológico consiste no combate às pragas através de seus inimigos naturais, predadores ou parasitas. Neste processo os parasitas, por serem mais específicos, são preferidos em relação aos predadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário