Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Moluscos

Morfologia externa
Os moluscos são animais de corpo mole, viscoso, não segmentado, sem apêndices articulados, triblásticos, com uma cavidade geral (celoma), simetria bilateral, dividido em três partes: cabeça, pé e massa visceral. Geralmente apresenta uma concha calcárea.

Sistema tegumentário
Esses animais possuem epitélio simples, às vezes ciliado e muito rico em células glandulares, cuja secreção torna o tegumento úmido e mole. A parte do tegumento que recobre a massa visceral forma uma dobra, chamada manto ou palium, que secreta a concha. Chama-se cavidade paleal ao espaço compreendido entre o manto e a superfície do corpo (nessa cavidade se aloja o aparelho respiratório dos moluscos).

Concha
A concha consiste em uma camada orgânica externa (periostraca); uma camada média (prismática) constituído por cristais prismáticos de aragonita e uma camada interna (nacarada), lisa e brilhante, conhecida como madrepérola.
A concha pode ser univalve, quando formada por uma só peça (caramujos e caracóis), e bivalve, quando formada por duas peças, que se adaptam e articulam (ostras e mariscos).

Sistema respiratório
A respiração pode ser: cutânea, branquial e pulmonar. As brânquias estão alojadas na cavidade paleal. A respiração pulmonar ocorre em gastrópodes terrestres (caracóis); os pulmões são constituídos por um sistema de vasos sanguíneos muito ramificados que se espalham no teto da cavidade paleal e há uma comunicação com o exterior através de um orifício chamado pneumóstoma.
Os pelecípodes são animais filtradores. A água circundante que penetra na cavidade do manto carrega as partículas alimentares que ficam aderidas a uma camada de muco, recobrindo as brânquias, e as partículas úteis são ingeridas pela boca.

Sistema digestório
É do tipo completo e compreende: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus. Na parte basal da faringe musculosa há uma lâmina quitinosa denominada rádula, portadora de dentículos, dirigidos para trás e próprios para ralar os alimentos. É um órgão exclusivo dos moluscos e ausente na classe Pelecipoda. Tem como glândulas anexas, o fígado e as glândulas salivares.

Sistema circulatório
É do tipo lacunar. O coração tem posição dorsal, aparece no interior de uma cavidade pericárdica e recebe o sangue proveniente dos órgãos respiratórios por intermédio de veias. Pode ter um ou dois átrios e um ventrículo. De onde o sangue é distribuído aos tecidos. O sistema circulatório, apesar do desenvolvimento de artérias, veias e capilares, é sempre aberto, comunicando-se com lacunas sanguineas, situadas em vários órgãos.

Sistema excretor
A excreção é feita por rins (nefrídeos modificados), que retiram os excretas da cavidade pericárdica e eliminam na cavidade paleal, de onde passam para o exterior.

Sistema nervoso
É do tipo ganglionar, existindo 3 pares de gânglios nervosos: cerebróides, pediais e viscerais, os quais coordenam, respectivamente, as funções: sensorial, locomotora e vegetativa. Os órgãos sensoriais são: estatocistos (equilíbrio), células tácteis, quimioreceptora e os olhos, muito desenvolvidos nos cefalópodes.

Reprodução
Nos moluscos há casos de hermafroditismo, mas geralmente são de sexos separados. Nos hermafroditas ocorre fecundação cruzada, como nos caracóis e caramujos que, ao copularem, se estimulam mutuamente, enterrando um no outro o “dardo do amor”, além disso, possuem uma gônada hermafrodita, a ovotestis. Essa glândula pode produzir espermatozóides e óvulos. A copulação é recíproca: o pênis de cada caracol penetra na vagina do outro conjugante, transferindo o espermatozóide. O desenvolvimento dos ovos é direto.
Normalmente os moluscos são ovíparos e de desenvolvimento direto ou indireto. Há uma larva ciliada, vélinger, livre; ou larvas parasitas de brânquias dos peixes, os gloquídios, e ainda larva trocófora em gastrópodes.

Hábitat
Os moluscos são muito diversificados e vivem nos mais variados ambientes. Há espécies em terra úmida: caracóis, lesmas; marinhos, fixos em rochas, como ostras e mariscos; livres, no fundo sobre a areia, caramujos, que possuem espécies de água doce e de água salgada; de natação ativa: lulas e polvos. Alguns aspectos importantes da biologia podem ser abordados. Os cefalópodes, por exemplo, são invertebrados altamente evoluídos, com grande capacidade de aprendizado, eficiente mimetismo protetor, por causa das suas rápidas mudanças de cor e da eliminação de jatos de H2O. As ostras produzem as tão valiosas pérolas, a partir do manto, que também reveste a concha. A deposição das camadas da pérola inicia-se sobre um pequeno parasita, ou grão de areia, que penetra no corpo do molusco, determinando a reação secretora de defesa. No aspecto alimentar, os moluscos sempre foram importantes para o homem, que consome toneladas de polvos, lulas, ostras, mariscos e escargots.

Classificação
O filo Mollusca representa um dos maiores filos do reino animal, ultrapassado apenas pelo filo Artropoda. É formado por 100.000 espécies, agrupadas em cinco classes principais: Amphineura, Scaphopoda, Gastropoda, Pelecypoda e Cephalopoda.

Classe Amphineura
É formada de organismos com o corpo oval, ou longo e delgado, com simetria bilateral, cabeça reduzida, desprovida de olhos e tentáculos. Concha ausente ou então formada por 8 placas. Exclusivamente marinhos. Ex.: Chiton sp.

Classe Scaphopoda
É formada por organismos com o corpo alongado, em sentido dorso-ventral, com simetria bilateral; a concha univalve e o manto apresentam-se em forma de um tubo encurvado, com abertura dorsal e ventral, lembrando as presas de um elefante. Ex.: Dentalium sp.
O “dente de elefante” tem o pé alongado, cilíndrico e pontiagudo que é usado para cavar, fixando o molusco na areia. Da abertura basal, junto ao pé, saem “captáculas” que são tentáculos tácteis e adesivos para a apreensão de alimentos. Não existe cabeça. A boca é provida de rádula, mandíbulas e glândulas. Coração sem átrios, sistema nervoso composto por gânglios cerebróides, pleurais, pediais e viscerais. São de sexos separados e de fecundação externa. São todos marinhos e nutrem-se a partir de microorganismos, especialmente foraminíferos.

Classe Gastropoda
A classe Gastropoda é formada de organismos com assimetria secundaria, provocada pela torção da região superior do corpo. Apresentam cabeça distinta sustentando olhos e tentáculos, o pé bem distinto, a massa visceral bem desenvolvida e enrolada, a concha é univalve (na maioria dos casos é helicoidal ou espiralada). Os órgãos paleais (ânus, poros excretores e genitais) estão deslocados para o lado direito ou para a região anterior. A rádula está presente na maioria.
Nesta classe destacamos: Helix sp, caracol de jardim; Arion, lesmas sem concha; Lymnaea sp e Australorbis sp (Planorbes).

Classe Pelecypoda
A Classe Pelecypoda ou Lamellibranchiata é formada de organismos com simetria bilateral e o corpo lateralmente achatado. São desprovidos de cabeça e rádula. A concha é bivalve, com articulação, ligamentos dorsais e fechada por um ou dois músculos adutores. Possuem sifões, que controlam a entrada e saída de água na cavidade do corpo. O pé é cônico ou em forma de machado. São dióicos ou hermafroditas e vivem na água doce e salgada.
São Pelecípodes: as ostras Mytilus sp (mexilhão marinho); Pecten (moluscos que nadam por batimento das valvas); Anadonta (bivalves de água doce); Mya, que vive no lodo.

Classe Cephalopoda
É formada de organismos simétricos, com cabeça volumosa, massa visceral alongada em sentido dorso ventral, manto musculoso, cavidade paleal localizada na região caudal. Pé transformado em tentáculos e braços que rodeiam a cabeça. A concha univalve é frequentemente interna e muitas vezes reduzida.
Possuem uma glândula anexa ao intestino, conhecida por “glândula de tinta”. Quando o animal é atacado, elimina o conteúdo preto, formando uma nuvem escura, o que lhe permite fugir do inimigo.
São moluscos mais evoluídos que os demais grupos; de ambiente exclusivamente marinhos, têm sexos separados com espermatóforo e desenvolvimento direto. Seus representantes são: Nautilus, Loligo (lulas); Argonauta, Octopus (polvo), Sepia e Calamares.

Um comentário:

  1. www.celularespiao.org

    Se você precisar de um Grampo para telefone Celular, saiba que somos pioneiros na confecção destes equipamentos. Escuta de celular ou grampo telefonico Você grava tudo de forma totalmente segura e oculta e ainda pode receber as suas gravações por e-mail.

    ResponderExcluir