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terça-feira, 10 de maio de 2011

Você tem medo de falar em público?

Frio na barriga, mãos suando frio, coração batendo acelerado. Tudo isso são sintomas do nervosismo que toma conta de quem está prestes a ficar na frente de outras pessoas, pra falar em público, e ai não importa o tamanho da platéia, pode ser a turma da sua classe na hora de apresentar um trabalho, um grupo de amigos, ou uma apresentação de monografia de conclusão de curso. Eu que já dou aula a um bocado de tempo, ainda sinto um pouco dessa adrenalina nos primeiros cinco minutos de aula, numa turma nova. Fazer o que? É a forma com que o nosso organismo costuma reagir ao novo, ao desconhecido. Para amenizar essa situação, (digo amenizar, porque falar em público é sempre assim: Dá um frio na barriga!) o remédio é se preparar o melhor possível para que a sua apresentação se não sair perfeita (até porque não existe perfeição em apresentações, é bom ficar ciente disso). pelo menos você cometa o menor número de erros, estou postando uma breve descrição de ítens a serem observados antes e durante uma apresentação.
1. Ria de si mesmo - Se cometer alguma gafe e o público achar graça, ria com ele e prossiga. E não precisa pedir desculpas, pois isso passa uma impressão de insegurança e despreparo.
2. Frase resumo - Comece com uma frase de efeito, que chame a atenção e que resuma seu tema e conquiste o público. Em jornalismo é o que se chama lead: pôr o mais importante logo no início.
3. Lei dos 5 minutos - O público não mantém a concentração por mais de 6 minutos. Para garantir o foco, a cada 5 minutos, altere algo: sua posição, o volume da voz, o slide da apresentação.
4. Ensaio - Ensaie antes toda a sua apresentação, o volume da voz, o tempo gasto para apresentar, os gestos que precisa corrigir. Experimente dizer as palavras que julgar mais difíceis de pronunciar e as diga quantas vezes for necessário até conseguir dize-las com naturalidade. Se possível grave seu ensaio e assista pra corrigir as falhas. Evite as muletas como: "tipo", "né", "ahh", "bem" "certo?" e outras que acabam "sujando" a sua apresentação.
5. Powerpoint - Use com moderação - A idéia é falar, não ler em público. para isso, deixe o mínimo de texto em cada slide. se possível restrinja o powerpoint para mostrar fotos, gráficos e tabelas. A apresentação de slides deve auxiliar, mas jamais ofuscar o palestrante.
6. Conheça o público - Saiba quem é a sua platéia antecipadamente, o seu nível intelectual e o que ela espera de você - não pague o mico de saber menos que ela. Além disso, esteja atento à reação das pessoas e dê espaço à interação e as perguntas.
Pra finalizar: Deu branco? Basta usar a frase: "Na verdade, o que eu queria dizer é..." Esse artifício obriga você a recontar a mensagem de outra maneira, e isso pode livra-lo da armadilha do "branco".
Mas acima de tudo se prepare. Nada sai bem feito sem uma boa preparação.

Um comentário:

  1. Obrigada professor!
    Eu, com certeza, vou precisar muito dessas dicas. Vou até imprimir, rs.

    Grande beijo!

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