Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A poluição

Conceito de poluição
Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Nesse sistema em equilíbrio os organismos produzem substancias que são uteis para outros organismos, e assim sucessivamente.
A poluição vai existir toda vez que os resíduos produzidos pelos organismos não puderem ser absorvidos pelo ecossistema, o que acaba provocando alterações na sobrevivência das espécies.
A poluição pode ser entendida ainda, como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente.
A poluição é essencialmente produzida pelo homem e esta diretamente relacionada com a concentração das populações. Assim, quanto maiores os aglomerados humanos, mais intensa será a poluição.
Os agentes poluentes são os mais variados possíveis e são capazes de alterar a água, o ar, o solo etc.
A poluição do ar
A poluição do ar é feita principalmente por: compostos sulfurosos, nitrogenados e monóxido de carbono.
Compostos sulfurosos
Os compostos sulfurosos são representados principalmente pelo dióxido de enxofre (SO2) e pelo gás sulfídrico (H2S), encontrados em concentrações variáveis no ar das grandes cidades. O dióxido de enxofre é formado principalmente pela combustão dos derivados de petróleo e do carvão mineral.
Esse composto provoca problemas no sistema respiratório e é a causa de bronquites e distúrbios como o enfisema pulmonar. No ar, o dióxido de enxofre pode ser transformado em trióxido de enxofre, que, para  as vias respiratórias, é ainda mais irritante que o primeiro. Os vegetais são mais sensíveis aos óxidos de enxofre; suas folhas amarelecem e, em concentrações maiores, chegam mesmo a morrer.
Compostos nitrogenados
O dióxido de nitrogênio (NO2) é o poluente produzido pelas descargas dos motores de automóveis, especialmente os movidos a óleo diesel e gasolina. Os óxidos de nitrogênio constituem a névoa seca (smog fotoquímico) que se forma sobre as grandes cidades, por ação das radiações solares sobre os gases expelidos pelos veículos automotores. É tóxico para as vias respiratórias, provocando uma grave doença, o enfisema pulmonar. Reduz a fotossíntese nas plantas e danifica a pintura dos carros e  objetos, alterando as tintas.
Monóxido de carbono
O monóxido de carbono é o poluente que aparece em menor quantidade no ar das grandes cidades. Tem origem, principalmente, na combustão do petróleo e do carvão. No sangue humano existe a hemoglobina, um pigmento que, nos pumões, se combina com o oxigênio e o transporta para as células. O monóxido de carbono (CO) pode reagir com a hemoglobina, substituindo o oxigênio; tal fato provoca a morte por asfixia. Muitas pessoas já morreram asfixiadas em garagens fechadas com automóveis em funcionamento. Seriam medidas eficientes, no combate ao problema, a regulagem dos motores e, principalmente, a diminuição do numero de automóveis circulantes.
A chuva ácida
A atividade industrial e o uso de automóveis provocam, através da combustão de carvão mineral, petróleo e derivados, a emissão de poluentes, especialmente os dióxidos de enxofre e nitrogênio. Na atmosfera, esses poluentes em contato com o vapor d’água produzem os ácidos sulfúricos e nítrico, que se precipitam na forma de neve ou chuva.
Essa chuva ou neve contendo ácidos provoca erosão de prédios, monumentos, além da destruição de florestas e, consequentemente, da fauna.
Como a chuva ácida corrói
1.       O dióxido de enxofre resultante da queima de  carvão nas usinas termoelétricas e os óxidos de nitrogênio provenientes dos motores de carros, caminhões e ônibus entram na atmosfera.
2.       Esses compostos são transportados pelo ar, onde sofrem mudanças químicas. Eles voltam à superfície sob a forma de microscópicas partículas de poeira ácida ou misturados à umidade das nuvens, como chuva ácida.
3.       O material ácido concentrado na água mata os organismos vivos ou inibe sua capacidade de reprodução, alterando os ecossistemas.
4.       Os ácidos corroem encanamentos velhos e poluem reservatórios de água potável.
5.       A chuva ácida provoca corrosão em edifícios e monumentos.
6.       Os cientistas acreditam que a chuva ácida pode ser a responsável pelo ressecamento de árvores observado no Canadá e Estados Unidos.
Efeito estufa
O efeito estufa é um fenômeno natural, sem o qual a terra seria inabitável. Em condições normais esse fenômeno mantêm o planeta aquecido. O efeito estufa é provocado por gases, especialmente o gás carbônico (CO2), cujo efeito é comparável ao do vidro das estufas, que deixa entrar os raios de sol, mas impede que o excesso de calor seja irradiado de volta para o espaço. No efeito estufa o vidro é substituído pelos gases, que absorvem a radiação infravermelha. Sem a camada de gases, a radiação infravermelha seria irradiada para o espaço e terra teria uma temperatura de -50°C, ou seja, seria um planeta gelado. A energia solar atinge a terra e é distribuída na superfície. O calor sobe novamente, mas os gases absorvedores do infravermelho refletem parte dessa energia, fazendo-os voltar à superfície. Além do gás carbônico, responsável por 50% do efeito estufa, outros gases desempenham o mesmo papel. Entre eles citam-se os clorofluorcarbono (20%), metano (18%), óxidos de nitrogênio (10%) e outros.
A concentração desses gases na atmosfera está aumentando devido principalmente à queima de combustíveis e de madeira, intensificando a retenção de raios infravermelhos e elevando a temperatura terrestre. Isso pode levar a um aumento de temperatura, da ordem de 2 a 4°C, nos próximos setenta anos.
As conseqüências previstas são catastróficas. Existe o risco de as calotas polares derreterem e ocasionarem um aumento do nível dos mares. Mudará a circulação atmosférica e o regime das chuvas.
A inversão térmica
A inversão térmica é um fenômeno que acontece no frio e agrava a poluição atmosférica. Em condições normais, o solo é aquecido pela radiação solar e, por sua vez, aquece as camadas de ar com que esta em contato. O ar aquecido, pouco denso, sobe para a atmosfera e dispersa os poluentes. No inverno, pode ocorrer um rápido resfriamento do solo e, consequentemente,  do ar.
Em tais condições, o ar frio, que é mais denso, não sobe e retém os poluentes. Nas grandes cidades o fenômeno da inversão térmica pode decretar o estado de emergência, com a proibição do funcionamento de industrias e circulação de automóveis.
A camada de ozônio
O sol produz a chamada radiação ultravioleta, que é perigosa para os seres vivos. O ozônio (O3) é um gás que forma na atmosfera, um filtro natural capaz de impedir a passagem da radiação ultravioleta.
Se a camada de ozônio fosse destruída, a vida na terra estaria seriamente ameaçada.
Entre os principais destruidores da camada de ozônio estão os clorofluorcarbonos (CFC), usados em ciclos de refrigeração e nas embalagens do tipo aerossol.
O CFC passou a ser usado por ser de baixo custo, não-inflamável, de baixa toxicidade e bastante estável, quer dizer, não se decompõem com facilidade, permanecendo como é por mais de 150 anos.
Os CFCs sobem lentamente e alcançam altitudes de até 50 mil metros, é ai que, submetidas às radiações ultravioletas, as moléculas de CFC são quebradas, liberando o átomo de cloro. Este reage com ozônio (O3), transformando-o em oxigênio molecular (O2). Sabe-se que cada átomo de cloro liberado na atmosfera destrói cerca de 100 mil moléculas de ozônio. Em 1985, foi observado por cientistas britânicos trabalhando na Antártida um enorme buraco na camada de ozônio que envolve a terra.
Aeronaves supersônicas, que voam na estratosfera, liberam gases que podem reagir com o ozônio, destruindo-o.
À medida que a camada de ozônio vai sendo destruída, a superfície da terra passa a receber maior quantidade de radiação ultravioleta.
Entre os efeitos dessa radiação aparecem: câncer de pele, catarata, redução de resistência a infecções, redução das colheitas. Trata-se de um dos grandes problemas ecológicos da atualidade, alvo de intensa e justificada campanha em prol de sua preservação, já que a sua destruição, afinal, diz respeito à natureza como um todo.

2 comentários:

  1. Olá!Gostei de sua visita lá em meu OLHAR!Sinta-se sempre em casa por lá!
    E adorei seu blog, bastante informatívo!

    Tenha um ótimo final de semana!

    Beijo,

    Bia

    ResponderExcluir