Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pequeno Dicionáro para o inciado em Comportamento Animal

A Abordagem (Método) Comparativa - procedimento utilizado para se testar hipóteses evolutivas baseado em comparações disciplinadas (previsões) entre espécies com relações evolutivas conhecidas. (Comparative method)

Adaptação - é qualquer mudança na estrutura ou na função, um organismo (ou uma de suas partes] que o torna mais adequado ao seu ambiente e/ou às funções que executa neste. (Adaptation)

Altruísmo - um comportamento cuja ação prejudica o próprio indivíduo, mas beneficia outros, geralmente seus parentes. (Altruism)

Agonístico - um comportamento agressivo, de briga. (Agonislic)

Amostragem Instantânea - também conhecido como "snapshots", "instantaneous sampling" ou "fotografias", trata-se de uma técnica de registro de comportamento na qual se realiza a observação dos comportamentos de um ou mais indivíduos em intervalos regulares de tempo. Pode-se citar como exemplo a aplicação desta técnica na observação de uma colônia de vespas sociais, ou de formigas, na qual o comportamento de todos os indivíduos é registrado em intervalos de cinco em cinco minutos.

Amostragem de Seqüências - também conhecido como "sequence sampling", trata-se de uma técnica de registro de atos comportamentais na qual se realiza a observação de uma seqüência de eventos em um intervalo de tempo definido. Normalmente se utiliza esta técnica para se estudar um determinado evento comportamental, como por exemplo, uma cópula.

Amostragem de Todas as Ocorrências - também conhecido como "all occurrence sampling", trata-se de uma técnica de registro na qual se realiza uma amostragem à vontade (= ad libitum) do comportamento animal. São anotados todos os atos comportamentais que o animal executa.

Animal Focal - esta técnica pode ser utilizada na observação de um único indivíduo ou grupo de indivíduos ("grupo focai"), permite de maneira semelhante aos "snapshots", realizar censos de comportamento dos indivíduos em intervalos regulares de tempo. Num grupo pode se ir mudando de indivíduo focai a cada minuto, por exemplo. (Focal sampling I Focai animal sampling)

Aposematismo - padrões ou cores, comportamentos, ou mesmo sons notáveis adotados por organismos nocivos para advertir os predadores sobre seu perigo potencial. (Aposematism)

Aprendizagem - uma mudança durável e normalmente adaptável no comportamento de um indivíduo, fruto de uma experiência de vida. (Learning)

Ato (Comportamento) Egoísta - uma ação comportamental que beneficia quem executa, mas prejudica quem recebe, ou está sujeito a seus resultados. (Selfish act or behavior)

B
Behaviorismo - uma escola da psicologia que propõe que o estudo do comportamento só possa ser feito através de ações que possam ser observadas. (Behaviorism)

Benefício - um aperfeiçoamento na sobrevivência e sucesso reprodutivo (ganho) como resultado de um comportamento. (Benefit)

Bem-estar animal - um ramo da etologia que estuda como melhorar as condições de vida de animais em cativeiro. (Animal welfare)

C
Catálogo Comportamental - é uma listagem de parte dos comportamentos conhecidos de um animal. Também denominado "Repertório Comportamental". Veja Etograma. (Behavioral repertory)

Categoria comportamental - uma categoria de um etograma. (Behavioral category)

Charles Robert Darwin - pai da teoria da seleção natural; biólogo, naturalista, geólogo e evolucionista que mudou radicalmente a maneira da humanidade entender a ciência e de como o ser humano se encaixa na ecologia global.

Coevolução - a ocorrência de características geneticamente determinadas (adaptações) em duas ou mais espécies, sendo essas características moldadas pelas interações entre os organismos envolvidos, sujeitos à ação de seleção natural. (Coevolution)

Coloração Críptica ou Camuflada - a semelhança de um animal com alguma parte de seu ambiente. Quando o padrão de coloração de um animal o confunde com o pano-de-fundo ambiental no qual ele se encontra. (Cryplic coloration / Camouflage)

Coloração de Advertência - coloração que adverte sobre perigo, toxidez, impalatabilidade ou aposematismo. (Warning coloration/ aposematic coloration)

Coloração disruptiva - aquela que quebra os contornos do corpo do animal. (Disruptive coloration)

Competição - disputa de um mesmo recurso por duas ou mais espécies, quando o recurso geralmente é insuficiente para as necessidades combinadas dessas espécies. (Competition)

Competição Interespecífica - competição entre indivíduos de duas ou mais espécies. (Interespecific competition)

Competição Intraespecífica - competição entre membros de uma mesma espécie. (Intraspecific competition)

Comportamento animal - todo e qualquer ato executado por um animal, seja este ato perceptível ou não ao universo sensorial humano. Tudo que um animal faz ou deixa de fazer. (Animal behavior)

Comportamento Social - qualquer interação direta entre indivíduos da mesma espécie, geralmente aparentados e vivendo em um grupo. (Social behavior)

Comunicação - um sinal de um organismo que altera o padrão de comportamento de outro organismo. (Comunication)

Conspicuidade — ou vistosidade, ser muito visível, chamativo. (Conspicuit/Conspicuously)

Cópula - comportamento reprodutivo que resulta na deposição de esperma do macho no trato reprodutivo da fêmea. (Copulation / Mating - acasalamento)

Cronobiologia - estudo científico do "relógio biológico" dos organismos, ou seja, de como reagem, fisiológica e psicologicamente, ao longo de um intervalo de tempo regular. (Chronobiology)

D
Deimático - comportamento (ato), que causa surpresa, evitação (deimatic).

Dimorfismo Sexual - a condição na qual os machos e as fêmeas de uma espécie se diferenciam na aparência. (Sexual dimorphism)

Display - uma ação estereotipada usada como um sinal de comunicação por indivíduos.

E
Ecologia ciência que estuda as relações dos organismos com seu ambiente biótico e abiótico; como os organismos afetam e como são afetados pelo ambiente, a "economia da natureza" segundo Ernest Haeckel. (Ecology)

Ecologia Comportamental- ciência que estuda o comportamento animal, considerando suas bases ecológicas e evolutivas. Através de experimentação busca evidenciar as causas evolutivas (adaptativas) dos comportamentos. (Behavioral Ecology)

Escolha de Parceiros - seleção de um parceiro baseado nas características do seu fenótipo ou de seu território. (Mate choice)

Esforço(Investimento) Reprodutivo - alocação de tempo ou recursos ou o ato de assumir risco de modo a aumentar a fecundidade. (Reproductive worth, investment)

Especiação - o processo evolutivo que divide uma população em duas, que são reprodutivamente isoladas uma da outra. (Speciation)

Especialização - uma adaptação de forma ou função que favorece um indivíduo particularmente bem a um conjunto restrito de hábitats, recursos ou condições ambientais. (Specialization)

Estímulo - alguma característica do ambiente abiótico ou biótico que causa uma resposta em um receptor. (Stimulus)

Estímulo sinal - ou liberador -um que desencadeia um padrão fixo de ação. (Sign stimulus)

Estratégia Evolutivamente Estável (EEE) - uma estratégia tal que, se todos os membros de uma população a adotassem, nenhuma estratégia alternativa poderia ocorrer no sistema. (Evolutionary stable strategy)

Etograma - é um conjunto de descrições das características básicas do padrão de comportamento de uma espécie. Veja Catálogo comportamental. (Ethogram)

Etologia - ciência que estuda o comportamento animal (inclusive o humano). (Ethology)

Eusocial - ou social verdadeiro - termo aplicado a insetos sociais, nos quais indivíduos apresentam as seguintes características: cooperação no cuidado com a prole, sobreposição de gerações e divisão reprodutiva do trabalho. Geralmente vivem em um mesmo ninho. (Eusocial)

Evolução - a mudança nos atributos herdáveis, através da substituição dos genótipos numa população. Em geral essa mudança resulta de seleção natural, mutação ou deriva genética. Evolução não deve ser entendida como sinônimo de progresso, mas apenas como sinônimo de mudança, de modificação. (Evolution)

F
Filogenia - a história evolutiva de um grupo específico de organismos, que mostra as ligações genéticas entre ancestrais e descendentes. (Filogeny)

Fitness (Valor Adaptativo) - uma medida dos genes passados por um indivíduo para a próxima geração, freqüentemente mensurado através do número de descendentes produzidos que sobrevivem em condições de se reproduzir.

Fitness Direto - os genes passados por um indivíduo para a próxima geração através de sua reprodução pessoal, manifestada nos seus descendentes.

Fitness Indireto - os genes passados por um indivíduo para a próxima geração indiretamente, principalmente pela ajuda na criação da prole de parentes.

Fitness Inclusivo - a soma do valor adaptativo direto e indireto de um indivíduo.

Forrageamento Ótimo - um conjunto de ações, incluindo aumento ou diminuição na amplitude de dieta, através das quais um organismo maximiza a assimilação de alimentos por unidade de tempo ou minimizam o tempo necessário para obter o alimento necessário. Atualmente admite-se forragear por outros recursos como local de
nidificação, parceiro sexual, local de caça e etc. (Optimal Foraging)

Fotoperíodo - a duração de um período de luz, tal como o comprimento de tempo em um ciclo de 24 horas no qual a luz do dia está presente.(Photoperiod)

G
Generalista - uma espécie com uma ampla preferência de alimentos ou hábitats. (Generalist)

H
Habitat - espaço, ou lugar, onde um animal ou planta normalmente vive, freqüentemente caracterizado por uma forma vegetal ou característica física dominante.

Habituação - a mais simples forma de aprendizado, na qual um animal é sujeito a um estímulo sem recompensa ou punição para, subseqüentemente, responder de alguma maneira ao estímulo. (Habituation)

Herbívoro - organismo que consome as plantas vivas ou suas partes. (Herbivore)

Hierarquia de Dominância - a classificação ordenada de indivíduos num grupo, baseado principalmente no resultado de encontros agressivos. (Dominance hierachy)

Hospedeiro - organismo vivo sobre o qual, ou dentro do qual, um parasito ou comensal reside. (Host)


I
Imagem de Procura - um mecanismo de percepção usado por um predador visualmente orientado para procurar uma presa. Quando um predador é capaz de discernir entre dois ou mais padrões de coloração de presas, procurando diferencialmente por um deles no ambiente, diz-se que o predador formou uma imagem de procura da presa. (Searching image)

Imprinting (Estampagem) - é uma forma rápida de aprendizagem, na qual um animal aprende uma resposta particular, que é mantida por toda a vida.

Inglês - uma língua que você tem que aprender a falar se quiser ser cientista.

Instinto - um padrão comportamental desenvolvido na maioria dos indivíduos, que promove uma resposta funcional na primeira vez em que uma ação é executada. (Instinct)

Investimento Parental - investimento dos pais em uma descendência ou grupo de descendências que reduz a capacidade de assistirem outros descendentes. {Parental investimeni)

L
Liberador - um estímulo sensorial que provoca um padrão fixo de ação. (Liberation stimulus / Stimulus release)

M
Macroevolução - alterações evolutivas que ocorrem em longos períodos de tempo e geralmente envolvem mudanças em muitas características. (Macroevolution)

Matemática - em um futuro breve um novo modo de se escrever biologia (biomatemática).

Microevolução - as pequenas mudanças evolutivas que ocorrem em períodos curtos de tempo. (Microevolution)

Mimetismo - a semelhança de um organismo (animal) a algum outro organismo animal (modelo). A semelhança é desenvolvida para enganar predadores ou presas ao confundir o organismo mímico com seu modelo. (Mimetism)

Mimetismo Batesiano - mimetismo de uma espécie impalatável (modelo) por uma espécie palatável (mímico), para enganar os predadores. (Bathesian mimicry)

Mimetismo Mülleriano - semelhança mútua de duas ou mais espécies impalatáveis, para intensificar a rejeição dos predadores. (Mullerian mimicry)

Mímico - organismo adaptado para se assemelhar a um outro organismo. (Mimic)

Modelo(em mimetismo) - o organismo, normalmente, impalatável ou nocivo aos predadores, imitado pelo mímico. (Model)

Monogamia - um sistema de acasalamento no qual cada indivíduo se acasala com somente um indivíduo do sexo oposto, geralmente envolvendo uma ligação de parceria forte e duradoura. (Monogamy)

Mutação - mudança na estrutura de um gene ou conjunto de cromossomos, tipicamente aleatório. As mutações podem levar a variações herdadas. (Mutation)

Mutualismo - uma relação entre duas espécies que beneficia a ambas. Pode ser obrigatório, ou facultativo (protocooperação). (Mutualism)

N
Neurobiologia ciência que estuda o comportamento com especial atenção aos mecanismos do sistema nervoso em detrimento de aspectos evolutivos. (Neurobiology)

Nicho - o papel funcional de uma espécie em relação a outras espécies e seu ambiente físico. (Nich)

O
Objeto de estudo - um modelo, animal, sobre o qual se centra a pesquisa. (Model)

Observações preliminares - observações iniciais sobre um determinado objeto de estudo. (Initial, preliminary observations)

Onívoro - um organismo cuja dieta é ampla, incluindo tanto plantas quanto animais; especificamente, um organismo que se alimenta em mais de um nível trófico. (Onivorous)

Ótimo - o intervalo estreito de condições ambientais nas quais o organismo está ajustado em melhores condições. (Optimum, Optimal)

P
Padrão Fixo de Ação (PFA) - um comportamento (também chamado estereotipado) que é programado geneticamente. Normalmente desencadeado por um estímulo (estímulo sinal). Mais recentemente renomeados "padrões modais de ação" (PMA). (Fixed action pattern)

Paleoetologia - estudo do comportamento através de fósseis. (Paleoethology)

Período Crítico - a idade durante a qual algum tipo particular de aprendizado deve acontecer ou durante a qual ele ocorre muito mais facilmente do que em outro momento. (Critic period)

Poliandria - um padrão de acasalamento no qual uma fêmea se acasala com mais de um macho ao mesmo tempo ou em rápida sucessão. (Poliandry)

Poligamia - um sistema de acasalamento no qual um macho se acasala com mais de uma fêmea ou uma fêmea se acasala com mais de um macho ao mesmo tempo ou em curto espaço de tempo. (Poligamy)

Poliginia - um padrão de acasalamento no qual um macho se acasala com mais de uma fêmea ao mesmo tempo ou em curto tempo. (Poliginy)

Polimorfismo - a ocorrência de mais de uma forma distinta de indivíduos ou genótipos numa população. (Polimorphism)

Predador - um animal (raramente uma planta) que mata e come animais. (Predator)

Presa - um organismo consumido como fonte de energia. (Prey)

Promiscuidade - acasalamento com muitos indivíduos numa população. (Promiscuity)

Psicologia comparada - ramo da psicologia que minimiza a perspectiva evolucionária, tendo como foco principal o aprendizado associativo. (Comparative psicology)

R
Razão Sexual - numa população, a razão do número de indivíduos de um sexo em relação ao outro sexo. (Sexual ratio, Sex ratio)

Reciprocidade - altruísmo recíproco no qual um indivíduo retribui uma ação útil recebida anteriormente de um outro indivíduo. (Reciprocity)

Recurso - alguma coisa no ambiente requerida por um organismo para sua manutenção e crescimento, que é consumida no processo de sua utilização.(Resourc, source)

Refúgio - um lugar onde uma espécie ou comunidade pode persistir em face de mudança ambiental sobre o restante de sua distribuição. (Refuge, shelter)

Repertório Comportamental - é a descrição de todos os comportamentos que um animal é capaz de realizar. Veja Etograma. (Behavioral repertory)

Reprodução Assexuada - a reprodução sem o benefício da união sexual de gametas (fertilização). (Asexual reproduction)

Reprodução Sexuada - reprodução por meio da união de dois gametas (fertilização) para formar o zigoto. (Sexual reproduction)

Retro-orientação - parecer que a cabeça é do lado oposto (cauda, por exemplo), (retro-orientation)

S
Seleção de Parentesco - reprodução diferencial entre linhagens aparentadas, baseada em variação genética e comportamento social. (Parental selection)

Seleção Natural - variação na freqüência gênica de uma população através da sobrevivência e reprodução diferenciada de indivíduos que portam determinados alelos em uma população, em detrimento de seus pares. (Natural selection)

Seleção Sexual - seleção de indivíduos de um sexo, por um indivíduo do sexo oposto, baseado em características fenotípicas (geralmente aparência ou comportamento. [Sexual selection)

Simbiose - qualquer relação entre dois organismos de espécies distintas. (Symbiosis)

Sinal de alarme - um sinal que indica a presença de perigo. (Alarm signal)

Sociedade - um grupo de indivíduos pertencentes à mesma espécie e organizados de maneira cooperativa. (Society)

T
Taxonomia a ciência da classificação dos organismos. (Taxonomy)

Tanatose - imobilidade tônica, fingir-se de morto. (Thanatosis)

Teia Alimentar - a representação de várias vias de fluxo de energia através das populações na comunidade, levando em consideração o fato de cada população compartilhar recursos com outras populações. (Food net, food web)

Teoria dos Jogos — a análise das decisões comportamentais, onde os resultados dependem do comportamento dos outros indivíduos interagindo. (Game theory)

Território - qualquer área defendida por um ou mais indivíduos contra a invasão por outros indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. (Territory)

V
Valor adaptativo individual - ou "fitness", contribuição futura ao "pool" gênico da próxima geração, que pode ser medida pela prole, número de descendentes viáveis deixados pelo indivíduo na população. (Adaptative value)

Variação - diferença entre indivíduos dentro de uma mesma espécie. (Variation)