Frio na barriga, mãos suando frio, coração batendo acelerado. Tudo isso são sintomas do nervosismo que toma conta de quem está prestes a ficar na frente de outras pessoas, pra falar em público, e ai não importa o tamanho da platéia, pode ser a turma da sua classe na hora de apresentar um trabalho, um grupo de amigos, ou uma apresentação de monografia de conclusão de curso. Eu que já dou aula a um bocado de tempo, ainda sinto um pouco dessa adrenalina nos primeiros cinco minutos de aula, numa turma nova. Fazer o que? É a forma com que o nosso organismo costuma reagir ao novo, ao desconhecido. Para amenizar essa situação, (digo amenizar, porque falar em público é sempre assim: Dá um frio na barriga!) o remédio é se preparar o melhor possível para que a sua apresentação se não sair perfeita (até porque não existe perfeição em apresentações, é bom ficar ciente disso). pelo menos você cometa o menor número de erros, estou postando uma breve descrição de ítens a serem observados antes e durante uma apresentação.
1. Ria de si mesmo - Se cometer alguma gafe e o público achar graça, ria com ele e prossiga. E não precisa pedir desculpas, pois isso passa uma impressão de insegurança e despreparo.
2. Frase resumo - Comece com uma frase de efeito, que chame a atenção e que resuma seu tema e conquiste o público. Em jornalismo é o que se chama lead: pôr o mais importante logo no início.
3. Lei dos 5 minutos - O público não mantém a concentração por mais de 6 minutos. Para garantir o foco, a cada 5 minutos, altere algo: sua posição, o volume da voz, o slide da apresentação.
4. Ensaio - Ensaie antes toda a sua apresentação, o volume da voz, o tempo gasto para apresentar, os gestos que precisa corrigir. Experimente dizer as palavras que julgar mais difíceis de pronunciar e as diga quantas vezes for necessário até conseguir dize-las com naturalidade. Se possível grave seu ensaio e assista pra corrigir as falhas. Evite as muletas como: "tipo", "né", "ahh", "bem" "certo?" e outras que acabam "sujando" a sua apresentação.
5. Powerpoint - Use com moderação - A idéia é falar, não ler em público. para isso, deixe o mínimo de texto em cada slide. se possível restrinja o powerpoint para mostrar fotos, gráficos e tabelas. A apresentação de slides deve auxiliar, mas jamais ofuscar o palestrante.
6. Conheça o público - Saiba quem é a sua platéia antecipadamente, o seu nível intelectual e o que ela espera de você - não pague o mico de saber menos que ela. Além disso, esteja atento à reação das pessoas e dê espaço à interação e as perguntas.
Pra finalizar: Deu branco? Basta usar a frase: "Na verdade, o que eu queria dizer é..." Esse artifício obriga você a recontar a mensagem de outra maneira, e isso pode livra-lo da armadilha do "branco".
Mas acima de tudo se prepare. Nada sai bem feito sem uma boa preparação.